"EU SOU O BOM PASTOR;O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS."( JO 10,11)

SEJAM BEM VINDOS!


PAX ET BONUM

sábado, 28 de maio de 2011

Há uma frase central no evangelho da liturgia de hoje que chama nossa atenção: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.  Mas porque  não sois do mundo,  porque eu  vos escolhi e vos apartei do  mundo,o mundo por isso vos odeia”.
Seguir a Cristo é tarefa  que não dá descanso. O discípulo sabe  que seu  Mestre é exigente.  Ele pede que os seus não tenham uma mentalidade  “mundana”.  Os que são  Cristo foram arrancados das  coisas que tecem o que  se  pode designar de mundanismo.
Quando falamos  em mundo pensamos  em primeiro lugar, nessa terra nossa,nos planetas, nas estrelas, em todos os astros,nas fontes de água, nos rochedos,nas  plantas,nas verduras e nos seres humanos, nessa gente de  todos os cantos da terra.  Pensamos nas atividades que se realizam no mundo:  instrumentos de trabalho,da técnica, avanços em todos os campos.   Pensamos nesse mundo da medicina que faz progressos e torna a vida menos dolorida e doída.  Pensamos  no casamento,  na família,nas escolas, em tudo aquilo que nasce do engenho  humano.  Esse mundo é querido por  Deus. O Altíssimo não  pode desprezar a obra de suas mãos.  O mundo é fundamentalmente bom, sai das mãos amorosas do Pai criador, é um jardim que precisa ser  cultivado.
Os seres  humanos,por sua vez,  dominando a natureza e aperfeiçoando o uso de sua inteligência tornam a terra um lugar de paz,de compreensão, de saúde e de progresso.  Podemos e devemos dizer  somos do mundo. Um mundo  cuidado e fraterno é ante-sala do  Reino.
Jesus condena um outro significado de mundo.  Trata-se do mundo do lucro sem partilha e que prejudica,  da busca de prestígio exterior  sem dimensão humana de profundidade,  a busca de interesses  pessoais passando pela mentira, a ostentação no vestir, o aproveitar  tudo sem  levar em  consideração a pessoa do outro e o projeto de Deus.  Muitos cristãos de prática religiosa regular nem sempre conseguem se desvencilhar do espírito  mundano que a tudo penetra:  dizemos a verdade pela metade,servimos mas sem dar a vida pelos outros, seguimos  os modismos, não temos coragem de levar uma vida simples, buscamos aplausos,  queremos estar  bem com todos.
“Lembrai-vos daquilo que vos disse:  ‘O servo não é maior do que seu  senhor’.  Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós.  Se guardaram a minha palavra,também guardarão  a vossa”.   Os que  fugirem  do espírito do mundo mau e alinharem  seus passos com os passos de  Jesus,  também  receberão  críticas do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário